Paula Mastroberti

Bem-vindos a Peter Pan e Wendy: projeto. Ele está sendo desenvolvido a partir da minha tese de doutorado defendida na Faculdade de Letras na PUCRS, que basicamente estudou a obra Peter Pan e Wendy, de James Matthew Barrie, suas traduções gráficas e sua receptividade no Brasil. Entre outros objetivos, pretendo apresentar, como produto final, uma versão ilustrada desse texto literário que completou 100 anos em junho de 2011. Este blog foi criado para compartilhar os conceitos, os traços e o processo que envolve a produção dessas ilustrações e da sua versão em quadrinhos.
(Clique sobre as figuras para ampliá-las.)

segunda-feira, 9 de maio de 2011



Por fim, para encerrar o Capítulo VIII: a maré sobe e ameaça engolir a Pedra Marooney onde se encontram Peter e Wendy. Fragilizado pelo golpe traiçoeiro de Gancho, o menino não pode voar com Wendy para o refúgio subterrâneo, mas a amarra na pipa de Miguel feita por João e que sobrevoa Neverland.

Nosso herói permanece na pedra e diz uma frase que sintetiza bem a tragicidade de sua condição de criança eterna: "To die will be an awfully big adventure." [Algo como: "Morrer será uma tremenda aventura."]. Temos aí uma visão positiva da morte, coisa rara não só na literatura em geral, mas sobretudo nesse gênero. Ela é especialmente significativa, pois se refere à tentativa de Barrie de minimizar o temor da morte infantil, comum no seu tempo. A frase foi dita por George Llewelyn Davies, quando das primeiras descrições de Barrie de Never-never-land, compreendida como um paraíso  para onde iam todas as crianças que faleciam (no caso, os meninos perdidos). Assim, diferente das demais histórias infantis de aventura em um lugar fantástico, o texto de Barrie traz uma conotação claramente sombria, perceptível em algumas passagens.

Dei meu ok para o esboço de Wendy, mas Peter Pan ainda precisa ser trabalhado. Talvez seja melhor vê-lo de costas, olhando para Wendy que se afasta. O rabisco circular ao lado é o chapéu de Starkey, elemento importante para o próximo capítulo.

Nenhum comentário: