Por fim, para encerrar o Capítulo VIII: a maré sobe e ameaça engolir a Pedra Marooney onde se encontram Peter e Wendy. Fragilizado pelo golpe traiçoeiro de Gancho, o menino não pode voar com Wendy para o refúgio subterrâneo, mas a amarra na pipa de Miguel feita por João e que sobrevoa Neverland.
Nosso herói permanece na pedra e diz uma frase que sintetiza bem a tragicidade de sua condição de criança eterna: "To die will be an awfully big adventure." [Algo como: "Morrer será uma tremenda aventura."]. Temos aí uma visão positiva da morte, coisa rara não só na literatura em geral, mas sobretudo nesse gênero. Ela é especialmente significativa, pois se refere à tentativa de Barrie de minimizar o temor da morte infantil, comum no seu tempo. A frase foi dita por George Llewelyn Davies, quando das primeiras descrições de Barrie de Never-never-land, compreendida como um paraíso para onde iam todas as crianças que faleciam (no caso, os meninos perdidos). Assim, diferente das demais histórias infantis de aventura em um lugar fantástico, o texto de Barrie traz uma conotação claramente sombria, perceptível em algumas passagens.
Dei meu ok para o esboço de Wendy, mas Peter Pan ainda precisa ser trabalhado. Talvez seja melhor vê-lo de costas, olhando para Wendy que se afasta. O rabisco circular ao lado é o chapéu de Starkey, elemento importante para o próximo capítulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário