Paula Mastroberti

Bem-vindos a Peter Pan e Wendy: projeto. Ele está sendo desenvolvido a partir da minha tese de doutorado defendida na Faculdade de Letras na PUCRS, que basicamente estudou a obra Peter Pan e Wendy, de James Matthew Barrie, suas traduções gráficas e sua receptividade no Brasil. Entre outros objetivos, pretendo apresentar, como produto final, uma versão ilustrada desse texto literário que completou 100 anos em junho de 2011. Este blog foi criado para compartilhar os conceitos, os traços e o processo que envolve a produção dessas ilustrações e da sua versão em quadrinhos.
(Clique sobre as figuras para ampliá-las.)

domingo, 8 de maio de 2011




O Capítulo VII - The home under the ground [O lar subterrâneo] trata, basicamente, de uma descrição da rotina das crianças Darling em Neverland. Eles recriam, junto com Peter Pan e os meninos perdidos, o comportamento adulto e familiar: Wendy é a mãe, Peter é o pai, os meninos perdidos, John e Michael são seus filhos. Michael, por ser o menorzinho, torna-se o bebê da casa, e dorme num cesto pendurado no teto. A disciplina é rígida e coordenada por Wendy. Tinker Bell é isolada nessa brincadeira, mas ela tem seu próprio quarto, cuja descrição, tanto quanto a do esconderijo subterrâneo, é muito sugestiva (mas as ambientações eu deixei para desenvolver posteriormente). Por enquanto, meus estudos se centram numa Wendy bastante atarefada e no desenvolvimento do gestual das personagens.
Esse capítulo também é uma digressão sobre as possíveis aventuras que a turma teria vivido na ilha. Barrie vai e volta, fala de um passado, projeta futuros que não se tem certeza se aconteceram mesmo ou se ainda acontecerão. Seu modo de narrar evoca bem a atemporalidade fantástica da história, mas de uma maneira inovadora na literatura infantil (ou juvenil, a depender dos critérios), porque ele faz uso da metalinguagem. Preferi me abster de ilustrar passagens que podem tirar a força da aventura "sorteada" (segundo o próprio narrador) para compor o capítulo seguinte.

Nenhum comentário: