Paula Mastroberti

Bem-vindos a Peter Pan e Wendy: projeto. Ele está sendo desenvolvido a partir da minha tese de doutorado defendida na Faculdade de Letras na PUCRS, que basicamente estudou a obra Peter Pan e Wendy, de James Matthew Barrie, suas traduções gráficas e sua receptividade no Brasil. Entre outros objetivos, pretendo apresentar, como produto final, uma versão ilustrada desse texto literário que completou 100 anos em junho de 2011. Este blog foi criado para compartilhar os conceitos, os traços e o processo que envolve a produção dessas ilustrações e da sua versão em quadrinhos.
(Clique sobre as figuras para ampliá-las.)

terça-feira, 17 de maio de 2011



No Capítulo XI - Wendy's storie [A história de Wendy], a história da família Darling é lembrada mais uma vez por Wendy. Wendy sempre procurava preservar a memória dos pais junto a John e Michael, mas após sua conversa com Peter Pan, o momento adquire uma conotação especial e a vontade de retornar ao mundo dos adultos contagia também os meninos perdidos.


É claro que Peter Pan não gosta nada, nada, de perder seu poder junto aos meninos para Wendy. Embora a menina implore, ele se recusará ir embora com eles. Do tipo heróico "Grande Pai Branco", ele deriva numa criança birrenta, fazendo pirraça, fingindo que não está ouvindo, que não se importa. 



Por um momento as crianças parecem se importar com os sentimentos de Peter. Mas as crianças de Barrie "não tem coração"e logo partem alegremente, imaginando como será o retorno ao lar.
Contudo, nesse mesmo instante, algo está acontecendo lá fora, acima do Esconderijo Subterrâneo. Barrie  terá que retroceder o tempo narrativo no próximo capítulo para contar o que foi. 




Nenhum comentário: