Paula Mastroberti

Bem-vindos a Peter Pan e Wendy: projeto. Ele está sendo desenvolvido a partir da minha tese de doutorado defendida na Faculdade de Letras na PUCRS, que basicamente estudou a obra Peter Pan e Wendy, de James Matthew Barrie, suas traduções gráficas e sua receptividade no Brasil. Entre outros objetivos, pretendo apresentar, como produto final, uma versão ilustrada desse texto literário que completou 100 anos em junho de 2011. Este blog foi criado para compartilhar os conceitos, os traços e o processo que envolve a produção dessas ilustrações e da sua versão em quadrinhos.
(Clique sobre as figuras para ampliá-las.)

domingo, 1 de maio de 2011




O Capítulo IV - The flight [O vôo] pede uma ilustração única. O que me interessa nele é a suspensão da noção de tempo. Assim, não há porque dividir a sintaxe visual em quadros, mas criar a sensação de vários eventos pairando num mesmo espaço: as desaparições e reaparições de Peter (que, segundo o narrador, vai viver outras aventuras enquanto as crianças Darling voam em direção a Neverland), sua perda de memória, a competição com os pássaros por comida, a insegurança do vôo de Michael, etc. Imagino uma atmosfera onírica, cobrindo duas páginas - Robert Ingpen fez isso em sua versão para essa cena, na edição da Templar de 2004, em comemoração ao centenário da peça.

Acho que a partir daqui eu comecei a relaxar mais em relação ao trabalho: já não me preocupo tanto em apresentar ideias prontas, mas fazer simples anotações. O esboço para entrada do Capítulo, por exemplo, é composto de meros rabiscos indicativos, como traços-chave para a concepção da ilustração de entrada ou de cabeçalho: a janela vista lá embaixo, de longe, ultrapassada pelas crianças que vêm em nossa direção. Miguel sofrerá algumas modificações, porque não obtive de sua concepção de queda um resultado satisfatório.





Nenhum comentário: