Paula Mastroberti

Bem-vindos a Peter Pan e Wendy: projeto. Ele está sendo desenvolvido a partir da minha tese de doutorado defendida na Faculdade de Letras na PUCRS, que basicamente estudou a obra Peter Pan e Wendy, de James Matthew Barrie, suas traduções gráficas e sua receptividade no Brasil. Entre outros objetivos, pretendo apresentar, como produto final, uma versão ilustrada desse texto literário que completou 100 anos em junho de 2011. Este blog foi criado para compartilhar os conceitos, os traços e o processo que envolve a produção dessas ilustrações e da sua versão em quadrinhos.
(Clique sobre as figuras para ampliá-las.)

quinta-feira, 5 de maio de 2011


No final do Capítulo VI, Peter Pan adormece. Os adormeceres de Peter Pan são frequentes ao longo da narrativa e chamam minha atneção: poucos heróis infantis são apresentados em situações de fragilidade. Peter Pan, herói invencível, sofre muito enquanto dorme, e revela através de pesadelos medos e fraquezas, que só Wendy pode aliviar. As fadas que o acompanham desde Peter Pan in Kensington Gardens são suas amigas e prontas para qualquer aventura; mas dão piparotes em seu nariz quando ele cai no sono, como mostra essa cena.
Adoraria manter essa ilustração no projeto final: Peter Pan adormecido enquanto guarda a casinha de Wendy, as fadas retornando de alguma orgia, como diz Barrie, passando luminosas por cima dele na noite escura, cutucando-o sem que ele perceba. Ela faria um contraponto irresistível com a cena em que ele é surpreendido pelo Capitão Hook dormindo no Esconderijo Subterrâneo.  

Nenhum comentário: