Paula Mastroberti

Bem-vindos a Peter Pan e Wendy: projeto. Ele está sendo desenvolvido a partir da minha tese de doutorado defendida na Faculdade de Letras na PUCRS, que basicamente estudou a obra Peter Pan e Wendy, de James Matthew Barrie, suas traduções gráficas e sua receptividade no Brasil. Entre outros objetivos, pretendo apresentar, como produto final, uma versão ilustrada desse texto literário que completou 100 anos em junho de 2011. Este blog foi criado para compartilhar os conceitos, os traços e o processo que envolve a produção dessas ilustrações e da sua versão em quadrinhos.
(Clique sobre as figuras para ampliá-las.)

sexta-feira, 29 de abril de 2011


No Capítulo III, acontece uma das passagens mais bonitas da literatura infantil (e que me fazia sonhar acordada quando criança, mesmo que a minha única referência na época fosse o desenho da Disney): o encontro entre Wendy e Peter Pan. Um encontro nada pueril, mas repleto de não-ditos e de sensualidade (sim, por que não!). Essa cena é na verdade uma reescritura do encontro entre Peter e Maimie em Peter's Goat [A cabra de Peter], Peter Pan in Kensington Gardens. A original é bem mais ardente (dentro do que se pode conceber por ardente e inocente, ao mesmo tempo) e, após a troca do dedal/beijo, Peter chega a pedir a Maimie que se case com ele. Acrescento que o menino aparece na versão primeira completamente nu, embaraçando Maimie inicialmente. No final, ela o enlaça e o beija (de verdade).
Optei por esboçar Peter e Wendy em separado. Sempre faço isso quando quero marcar bem a expressão individual de cada personagem, mas eles deverão ficar bem próximos um do outro, quase como se PPan quisesse beijar a menina. Aqui aparece apenas duas amostras: na verdade, eu fiz pelo menos uns 3 esboços de cada personagem. E ainda não estou satisfeita. 

Nenhum comentário: