Paula Mastroberti

Bem-vindos a Peter Pan e Wendy: projeto. Ele está sendo desenvolvido a partir da minha tese de doutorado defendida na Faculdade de Letras na PUCRS, que basicamente estudou a obra Peter Pan e Wendy, de James Matthew Barrie, suas traduções gráficas e sua receptividade no Brasil. Entre outros objetivos, pretendo apresentar, como produto final, uma versão ilustrada desse texto literário que completou 100 anos em junho de 2011. Este blog foi criado para compartilhar os conceitos, os traços e o processo que envolve a produção dessas ilustrações e da sua versão em quadrinhos.
(Clique sobre as figuras para ampliá-las.)

quinta-feira, 28 de abril de 2011



Ainda no Capítulo II teremos a cena em que o Sr. Darling tenta persuadir Michael de tomar seu remédio. A ingenuidade e a franqueza das crianças contrasta com o comportamento incoerente do pai, que acaba punindo a cadela Nana para desviar a atenção do seu comportamento vergonhoso. O Sr. Darling representa tudo o que há de mais constrangedor no mundo dos adultos: regras sem sentido, abuso da autoridade, esforço para corresponder às expectativas sociais. Essa representação frágil e ridícula do adulto (que no universo barrieneano é de domínio masculino) retornará na figura estereotipada do Capitão Gancho.

Para compor a cena do remédio, eu preferi desenvolver as personagens e suas reações em separado; elas serão reunidas na arte final, é claro. Nota-se uma certa indecisão com referência a John, mas acho que ficarei com a opção do pijama, ao invés da tradicional camisola, embora meninos e meninas a usassem indiscriminadamente nessa época.     

Nenhum comentário: