Paula Mastroberti

Bem-vindos a Peter Pan e Wendy: projeto. Ele está sendo desenvolvido a partir da minha tese de doutorado defendida na Faculdade de Letras na PUCRS, que basicamente estudou a obra Peter Pan e Wendy, de James Matthew Barrie, suas traduções gráficas e sua receptividade no Brasil. Entre outros objetivos, pretendo apresentar, como produto final, uma versão ilustrada desse texto literário que completou 100 anos em junho de 2011. Este blog foi criado para compartilhar os conceitos, os traços e o processo que envolve a produção dessas ilustrações e da sua versão em quadrinhos.
(Clique sobre as figuras para ampliá-las.)

sexta-feira, 29 de abril de 2011


Até o final do Capítulo II, Barrie nos oferece uma imagem muito clara do que é a família Darling e do papel que cada um exerce no interior dela. Então, no final, ficamos sabendo que alguém os espreita o tempo todo: Peter Pan. É um momento de "ataque", digamos assim. Cave, Peter! ["Agora, Peter!"] - impelem as estrelas. Acho que o esboço à esquerda pode traduzir isso bem. A partir daí, o mundo real vai se desmanchando aos poucos, e a janela do quarto dos Darling fica aberto à fantasia. A moldura da árvore se inverterá, e veremos o céu estrelado (na minha ilustração) de dentro da casa.
No Capítulo III - Come away! Come away! [Vamos! Vamos!], Peter vem buscar sua sombra, acompanhado de Tinker Bell, a fada que no teatro não passava, na representação tradicional, de um foco de luz e de tilintar de sinos. Ela deve começar assim, como uma mancha brilhante apenas - embora Barrie já a descreva desde o início, meio gorducha e vestida com uma folha seca - assumindo a forma de fada só mais adiante, quando estiver em Neverland.



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