Paula Mastroberti

Bem-vindos a Peter Pan e Wendy: projeto. Ele está sendo desenvolvido a partir da minha tese de doutorado defendida na Faculdade de Letras na PUCRS, que basicamente estudou a obra Peter Pan e Wendy, de James Matthew Barrie, suas traduções gráficas e sua receptividade no Brasil. Entre outros objetivos, pretendo apresentar, como produto final, uma versão ilustrada desse texto literário que completou 100 anos em junho de 2011. Este blog foi criado para compartilhar os conceitos, os traços e o processo que envolve a produção dessas ilustrações e da sua versão em quadrinhos.
(Clique sobre as figuras para ampliá-las.)

terça-feira, 26 de abril de 2011


E aqui temos o Capítulo 1: Peter breaks through (Peter surge)
Esse capítulo é normalmente deixado de lado nas versões cinematográfias e literárias adaptadas para o leitor mais infantil. Ele narra a formação da família Darling. O modo como Peter Pan vai surgindo, primeiramente como um sonho, depois como uma visão, até se tornar um ser de carne-e-osso, invadindo a tranquilidade dessa típica família classe-média é algo que terei que observar e versar para a linguagem ilustrativa. No início, a personagem Peter Pan não deve participar graficamente das artes, mas ficar "por fora" delas, como um observador à espera do melhor momento para transpor o portal entre a realidade e a fantasia.

No estudo acima, está representada a cena em que Wendy, ainda um bebê, leva uma flor para sua mãe. Elas estão num parque. Embora não conste no texto, a presença de Peter (habitante do Parque Kensington), já se insinua na moldura, observando a menina e a mãe. À esquerda, anotações de leitura, que me ajudam a compor as concepções figurativas. 

Nenhum comentário: