Paula Mastroberti

Bem-vindos a Peter Pan e Wendy: projeto. Ele está sendo desenvolvido a partir da minha tese de doutorado defendida na Faculdade de Letras na PUCRS, que basicamente estudou a obra Peter Pan e Wendy, de James Matthew Barrie, suas traduções gráficas e sua receptividade no Brasil. Entre outros objetivos, pretendo apresentar, como produto final, uma versão ilustrada desse texto literário que completou 100 anos em junho de 2011. Este blog foi criado para compartilhar os conceitos, os traços e o processo que envolve a produção dessas ilustrações e da sua versão em quadrinhos.
(Clique sobre as figuras para ampliá-las.)

terça-feira, 26 de abril de 2011


Minha primeira preocupação foi a de criar um diário gráfico, para anotar os conceitos iniciais que me conduzirão às ilustrações propriamente ditas. Essas anotações se concentram basicamente no estudo das personagens, em virtude da sua variedade e riqueza de personalidades, caracterizações físicas e movimentos. Além disso, tenho uma preferência especial pela figura humana como forma expressiva.

O caderno adquirido para esse fim tem capa de papelão rústico: sobre ele, trabalhei o título em desenho que deve lembrar galhos, folhas, vegetais torcidos pelo vento. O nome de Wendy aparece ligeiramente maior e mais estável que o de Peter Pan, pelos seguintes motivos: Wendy é a personagem a partir da qual a história é narrada, enquanto Peter passa por ela, vindo de um passado (ele surge numa narrativa anterior) e projetado em direção a um futuro ("enquanto as crianças forem alegre, inocentes e sem coração"). Algumas fadinhas fantasmagóricas o circundam. Utilizei aqui canetas esferográficas vermelha e preta de ponta 0.5 mm, nanquim branco e grafite.

Nenhum comentário: